Como passei em ENGENHARIA: depoimentos

Em geral, aqueles alunos que tem mais facilidade com disciplinas das exatas sonham em se tornar engenheiros, seja civil, mecânico ou elétrico. Mas esta é uma área muito concorrida e precisa de muita dedicação. Como conseguir? A equipe COMO PASSEI reuniu depoimentos disponíveis na WEB de 5 estudantes de sucesso que vão te dar algumas dicas.

Depoimentos retirados dos seguintes sites em seus links: YouTube, Blog do QG, Blog do QG, Blog do QG, e G1.

Estudar é uma maratona

Henrique Nascimento passou em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Espírito Santo. Algumas dicas que esse estudante de sucesso deu fora:

Dica 1 Você terá que fazer escolhas. Às vezes você quer sair ou simplesmente ficar descansando com a família, mas lembre-se: este é o momento de estudar!

Dica 2 Estudar é uma MARATONA. Não adianta estudar muito por apenas 2 meses e depois desistir, todo aquele aprendizado, tempo e esforço será jogado fora. Mantenha uma rotina equilibrada e estável por todo o ano de preparação.

Dica 3 Cursinho online poupa tempo de deslocamento e você pode ditar o seu próprio ritmo. Faça uma tentativa.

Dica 4 Conheça seu estilo de aprendizado. Se você precisa anotar para poder fixar, ANOTE. Mas lembre-se: sempre faça exercícios ao final de cada teoria.

Dica 5 No seu final de semana aproveite para fazer exercícios e escolha alguns pontos de dificuldade para focar os estudos.

Dica 6 Agora depende de você, vai valer a pena!

Equilíbrio

Fabiano Miranda foi aprovado em Engenharia Mecânica na UFOP. A primeira dica do aluno foi: respeite seus limites. Ele afirma que estudar demais não é eficiente. Por isso sua rotina de estudo contava com 3 horas diárias.

Além disso, resolver questões logo após estudar a teoria é muito eficiente para fixar. Detalhe importante: comece pelas questões mais simples.

Outra dica importante que esse estudante deu foi sobre a temida redação: treine muito e use argumentos claros e de autoridade. Por exemplo: conheça um pouco de leis como a Contituição Federal e a declaração Universal dos Direitos Humanos.

Para finalizar suas dicas, Fabiano incentiva: faça por merecer o sucesso. Escolha bem, estude e se esforce.

Muito exercício

Vinicius Elian passou em Engenharia Civil na Universidade Estadual de Goiás. Ele conta que a sua rotina era bem simples e assim também são suas dicas: 4 horas de estudo por dia e muita resolução de exercícios.

Organize-se

Gabriel Brabo foi aprovado para o curso de Engenharia Elétrica no CEFET-RJ. Na sua rotina de estudos estava incluído um modelo de organização por meio de planos de estudos. E algo que o aluno ressaltou a importância foi a resolução de questões e poder falar com um professor para tirar suas dúvidas.

Sacrifícios valem a pena

Catarina Moraes foi aprovada na FUVEST no curso de Engenharia Civil. Ela diz que foi necessário muitos sacrifícios pra conseguir essa conquista, mas todos eles valeram a pena.

Por isso, vestibulandos, não se esqueçam: as escolhas certas precisam ser feitas mas tenham equilíbrio! Qual desses depoimentos mais identifica você?

Bons estudos!

Deixe uma resposta